segunda-feira, 21 de abril de 2014

O QUE É TER OBJECTIVOS?


Ter objectivos é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações. Objetivo é sinônimo de alvo, como ponto de mira de uma arma ou como o fim a atingir.
Objectivo, se pode definir como meta ou propósito que se deseja alcançar. Essa pode ser uma definição correta e quase completa, se definimos melhor ainda com o resultado que esperamos ao finalizar um trabalho ou uma acção concreta.

Um objetivo serve para formular com concretização e objectividade dos resultados desejados, para planificar acções, para orientar os processos e para medir e valorizar os resultados serem obtidos.
Diz-se que ter um objectivo, é algo que completa uma missão; algo que determina finalizar uma tarefa de acordo com que melhor se há proposto. Um objectivo se completa no exacto momento que se consegue terminar um processo. Gera satisfação para quem consegue lograr terminar uma tarefa, uma proposta gerada com finalidade de conseguir um objectivo. É a concretização de algo que se planifica, que se organiza com uma finalidade, o que se denomina objectivo.

Os objectivos são a origem do plano de acção que torna a nossa imaginação em realidade. São o nosso plano para a vida e a forma de sabermos a cada ponto no tempo, como nos estão a correr as coisas. Ou seja, a existência de objectivos  é o que nos permite monitorizar os nossos progressos.
A nossa mente tem um mecanismo de ajustamento natural, através do feedback que vai recebendo da realidade, e que nos garante a aproximação constante em relação aos nossos objectivos. Exactamente da mesma forma que um míssil é teleguiado a partir do momento em que fixa o seu alvo.

Quando não temos clareza sobre para onde vamos, facilmente terminamos na estrada para lado nenhum. Quando os nossos objectivos não são claros, tornamo-nos alvos fáceis para sermos influenciados pelo sistema de convicções dos outros.

As pessoas bem sucedidas têm, não só objectivos de vida em que lhes está claro aquilo que defendem e por que se batem, mas também objectivos de curto prazo que os ajudam a definir as suas prioridades no dia-a-dia. Mais do que estarem ocupados em preencher blocos de tempo disponíveis e em aliviar a tensão do dia-a-dia, estão focados nas actividades que lhes permitem aproximarem-se do que procuram na vida.


“Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objectivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa”. Mahatma Gandhi


Sem comentários:

Enviar um comentário